quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Projeto Diário de Histórias




Titulo do Projeto: “Diário de Histórias”.
Professor Responsável: Sandra das graças Scovini Menezes.
Turno: manhã
Instituição: Emef. Prof.ªLilian C.M.de Araujo.
Local: Hortolândia.
Público Alvo: 4ºano “B”
Ano: 2011

PROJETO: DIARIO DE HISTÓRIAS

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Leitura e identificação de informações presentes na capa de um livro: Título, autor, ilustrador, editora etc.
  •  Leitura de obras literárias; Produção de texto de acordo com a proposta (preenchimento de ficha, produção de pequeno texto, interagindo com as tecnologias apresentada nas escolas).
Duração das atividades no decorrer do ano letivo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética e que consigam ler e compreender frases e textos pequenos. Crianças que consigam ler, ainda que com dificuldade, pequenas frases.
Estratégias e recursos da aula
   *Recursos utilizados : Sala de informatica  -  Internet  - usada como um processo de busca de informações que podem ser transformadas em conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem.
. O computador não é o único veiculo de auxilio as aprendizagens, temos também a mídias com imagens e vídeos que podem ser trabalhadas em DVDs, “TVs Pendrive” e em alguns casos Data-Show.
      Maquina fotográfica- registro do projeto a cada novo passo.

Atividade 1– As informações do livro:  

Nesta primeira atividade as crianças serão instigadas a identificar e /ou ler quais são as informações presentes na capa de um livro ou de um vídeo assistido.
  • Título: Componente do texto que traz o nome da história e que oferece pistas sobre o que será contado;
  • Autor: pessoa que escreveu a história;
  • Bibliografia do autor;
  •  Ilustrador: quem faz os desenhos ou a montagem das imagens do livro;
  • Ano de publicação;
  • Editora: Empresa responsável por fazer as cópias de um livro para que seja vendido;  
Conversar com as crianças e esclarecer a função de cada um destes tópicos. Com um livro ou um vídeo em mãos demonstrar todas estas informações antes de contar uma história.  Algumas vezes será preciso repetir o processo em outros momentos de leituras.   

  Atividade 2 – As informações do livro.

Para que as crianças façam um registro de todos os livros que leram, construir juntos um modelo de “Ficha de Leitura” (pode se também fazer a ficha de vídeo e comparar a versão de ambos). 

 Este instrumento pode ser feito a partir das sugestões das crianças. Abaixo apresento um modelo:

Ficha de leitura  

 Nome:
 Data em que fiz a leitura do livro ou vídeo:
 Título do livro ou vídeo:
 Autor:
 Ilustrador:
 Editora:
 Ano de publicação:
 Você indicaria a leitura deste livro a um colega; ou você indicaria esse vídeo para um  colega?                
 Sim                Não
 Por quê? ____________________________________________________
 Agora faça um desenho do que mais gostou no livro:

  •  Peça às crianças que escolham um livro na biblioteca. Para cada livro escolhido e lido deverá ser preenchida uma ficha. Esta é uma atividade a ser feita, preferencialmente, em casa. Orientar para que a leitura do livro seja feita pela criança ou com a ajuda da família, quando necessário. No caso do vídeo tentar levar filmes com o mesmo assunto do livro, para que o aluno possa fazer essa comparação.Esse exercício o tornara um critico , observador,transformador de informações etc....
 Dica: Para que as fichas não fiquem soltas, será providenciada uma pasta para cada criança, pedir às crianças que tragam de casa. Pedir às crianças que escrevam um título, com letras grandes e bem coloridas. O título poderá ser algo como:  “Diário de histórias”. Façam um desenho para ilustrar ou utilize uma imagem padrão para a capa. Ex:
 A ficha de leitura será em ordem cronológica, assim todos os livros lidos ficam registrados. Esse registro poderá ser utilizado para recordação das obras lidas pelo grupo e poderá ficar disponível para consulta entre os colegas da turma. Assim, depois de registradas leituras, peça às crianças que formem pequenos grupos, e troquem os diários entre elas.
   Num segundo momento você pode até propor ao aluno que ele faça um registro (no computador) da historia que mais lhe chamou a atenção, e enviar a um colega; pois hoje a maioria tem acesso ao computador. 

 Atividade 3 – Crie uma história.

   Organizando os alunos em duplas pedir às crianças que criem uma história. Sugerir que aproveitem as fichas de leitura para retirar idéias para formular sua própria história.   
Para a atividade de Produção de Texto seguem algumas dicas:  
  •  Lembre-os de deixar um espaço no começo da atividade para o título. Preferencialmente, após o término da  escrita do texto. Assim ficará mais fácil expressarem no título algo importante do conteúdo da história.
  •  Orientar as crianças a organizar as idéias para que a história tenha início, meio e fim.
  • Instigá-las a criar um final emocionante e criativo para a história, lembrando dos livros que leram.

Atividade de Português - Produção de Texto

Crie agora em dupla uma história.

Nome das crianças:______________________________________________________________
 
 * Deixar o número de linhas de acordo com o tamanho estimado que deseja para a redação.  
Corrigir com a dupla e pedir que reescrevam o texto quantas vezes forem necessárias até que as histórias fiquem corretas e interessantes. Depois, reúnam todos os textos e criem um livro de coleção de histórias. Permita que as crianças escolham juntos todos os itens necessários a um livro:
- Título
- Autor
- Ilustrador
- Ano de publicação
- Editora (pode ser o nome da escola ou outro inventado pelas crianças). O registro dessa  coleção de histórias será registrado no computador,fotografado com  os autores e como produto final apresentados aos pais no Data-Show

Atividade de avaliação

  Verificar o que foi aprendido, ler um livro de histórias para a turma, e pedir que as crianças façam o levantamento das informações presentes na capa do livro.    Pedir a todos que comentem a história lida e façam observações, relacionando as informações contidas na capa ao conteúdo da obra. Observe, comente e amplie.  

  

Durante a produção do texto e a reescrita, observar a produção das crianças. Analisar os aspectos gramáticas de produção de texto e capacidade de revisar o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário