terça-feira, 27 de setembro de 2011

Projeto saúde e corpo humano.


TEMA: saúde e corpo humano - Aparelho Digestivo.
PROJETO DESCOBRINDO NOSSO CORPO
 Justificativa
- Identificar o caminho que os alimentos percorrem no nosso corpo depois de ingeridos, nomearem alguns órgãos que compõem esse sistema digestório e relatar um experimento observável.
- Entender a necessidade de uma alimentação saudável, bem como os nutrientes dos alimentos.
 Objetivos
-- Entender o que é digerir.
- Compreender a importância da ação da saliva e da mastigação para uma boa digestão. - Relacionar a digestão com a necessidade de transporte e absorção de nutrientes que possam ser aproveitados pelo nosso organismo.
-Identificar os principais órgãos do sistema digestório.
-Conhecer os principais processos digestivos e suas etapas.
 Conteúdos
-Sistema digestório.
- Digestão física e química dos alimentos.
 Estratégias
-Auxilio do livro Pesc. E do livro Projeto Pitanguá- Ciências.
-Folha de cartolina, pincel atônico, caneta para o quadro, comprimidos efervescentes, copos com água e papel toalha.
- Utilização laboratório do Pesc.
-Mapa Digital – aparelho digestivo.
 . Metodologia
- Antes de dar inicio á atividade, fazer um esquema do sistema digestório humano em uma cartolina, sem nomear os órgãos que o compõe. Nomeá-los será um dos desafios. Observar identificar os conhecimentos prévios que os alunos tem a respeito do assunto.
1º Etapa - Apresentar o esquema do sistema digestório preparado pela professora com antecedência e perguntar aos alunos o que aquele desenho representa. Pedir aos alunos sugestões para nomear os órgãos ali esquematizados. Em seguida, questionar: “O que acontece com o alimento que ingerimos enquanto ele passa pelo sistema?”. -Durante a discussão, estimular os alunos a refletir sobre como ele atua.
Anotar no quadro todas as hipóteses levantadas. Depois que terminarem a discussão, pedir que abram o livro e comparem as versões dadas por eles, com as informações do livro; em seguida , anotar e responder no caderno algumas questões estipuladas (Exemplo1) O que significa digerir um alimento; (2) Por que o alimento precisa ser digerido para ser aproveitado pelo organismo. Socializar as respostas para avaliar o que eles já sabem sobre o assunto (basear no que elas disseram para avaliar quais pontos deixaram dúvidas e devem ser retomados). Esses conceitos inseridos nas perguntas acima são fundamentais para que os alunos entendam as etapas da digestão, da absorção de nutrientes pelo organismo e da formação das fezes.
2ºEtapa-Em uma segunda etapa levá-los ao laboratório do Pesc; nesse momento eles terão contatos com o material ,manuseando e observando os detalhes de cada parte do corpo humano.
3ªEtapa- Essa atividade terá como foco a demonstração dos processos mecânicos e químicos da digestão, que decompõem o alimento em moléculas mais simples (de menor tamanho), propiciando sua absorção pelas paredes do tubo digestivo. Começar fazendo uma revisão das discussões da etapa anterior, em que os alunos descreveram o caminho percorrido pelo bolo alimentar no interior do sistema digestório. Questionar sobre o que acontece com o alimento logo quando ele é colocado na boca. Verificar se os alunos conseguem chegar à conclusão de que a digestão começa com a mastigação, pois é na boca que os alimentos são triturados e misturados com a saliva. Em seguida, informar que eles realizarão um experimento que vai ajudar a compreender a importância da mastigação para uma boa digestão.
Colocar em cima da mesa dois copos de água e dois comprimidos efervescentes. Um comprimido será tirado da embalagem e colocado inteiro no copo. O outro será triturado dentro da embalagem. Pegar dois alunos para a realização dessa experiência. Colocar ao mesmo tempo, um comprimido em cada copo, chamar a atenção da classe para que observem atentamente o que acontece: a reação química é mais rápida com o comprimido triturado, ou seja, quanto maior a superfície de contato entre os reagentes de uma reação química, maior é a velocidade dessa reação. Deixe os alunos refletirem sobre o que observaram, pois é importante que estabeleçam uma relação entre o que vêem no experimento e o que acontece com os alimentos na boca (a mastigação tritura os alimentos, aumentando a superfície de contato entre os fragmentos e as secreções digestivas e facilitando as reações químicas da digestão). O comprimido fragmentado representa o alimento bem mastigado. O comprimido inteiro representa o alimento pouco mastigado. Assim, a digestão química dos alimentos bem mastigados é mais veloz, favorecendo uma melhor absorção dos nutrientes pelo organismo. Anotar a experiência no caderno com suas observações, pois as mesmas serão retomadas na etapa seguintes. Alertar os alunos para não repetirem essa experiencia em casa.
4º Etapa - Rever os resultados do experimento e retomar as relações que fizeram com o processo de digestão e absorção de nutrientes. Voltar a retomar o assunto apoiado no livro e verificar se eles reconstruíram algum conceito depois das atividades realizadas. A seguir, reuni-los no laboratório do Pesc. e com a utilização do mapa digital mostrar as etapas da digestão, deixar livres para perguntas e duvidas, pois o projeto será encerrado com a produção de um texto.
Como finalização do projeto sistema digestório apresentar aos alunos a historia: “A barriga e os membros” de Arte: Rogério Doki/UOL. Peça que façam a leitura individualmente, responda as perguntas e em seguida redigir um texto sobre o corpo humano, contendo as palavras: boca, pés, cérebro, braços e mãos.
 Avaliação
Foram feitas atividades com perguntas sobre o sistema digestório, uma produção de texto indicada pelo Pesc, e um desenho para que nomeassem a sequencia do sistema digestório.

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