quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO




A escola precisa ser um mecanismo de transformação desta sociedade.  Já conhecemos as atitudes que dão certo, hoje em dia: a flexibilidade e a espontaneidade; o problematizar, o contextualizar e o refletir; ter um projeto da escola, com a participação da comunidade; a integração dos professores na busca por novas alternativas; pesquisar e estudar; relacionar os saberes. Paralelo a isso o docente deve se beneficiar dos recursos da tecnologia e trabalhar em parceria com ela: educar com a tecnologia. Até porque, por estamos inseridos nessa sociedade tão ágil, os alunos não mais desejam aulas apenas expositivas. Exigem recursos visuais modernos, que levem pra sala de aula um dinamismo que o dia-a-dia nos solicita e nos oferece.
Qual é o lugar do professor nessa prática educativa  diante  atual realidade?
O professor terá que se preparar para utilizar da melhor maneira possível todos esses recursos de que dispõe. Porém, ele não pode ficar preso a isso e esquecer dados importantes, como a criatividade, improvisação, sensibilidade, humildade e domínio de si do conteúdo.
Essas características são fundamentais para trabalhar em parceria com a tecnologia. Educar com a tecnologia sim, mas com esses princípios e fundamentos.
Sendo assim, não usamos o conhecimento tecnológico como um fim em si mesmo, mas como um meio, uma ferramenta para realizar um trabalho docente de qualidade e coerente com a sociedade em que vivemos.
Desta forma, temos que nos atualizar para, então, sermos bons profissionais de ensino, da mesma forma que estaremos formando profissionais para diversas áreas do conhecimento: antenados com a tecnologia.

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