A
escola precisa ser um mecanismo de transformação desta sociedade. Já conhecemos as atitudes que dão certo, hoje
em dia: a flexibilidade e a espontaneidade; o problematizar, o contextualizar e
o refletir; ter um projeto da escola, com a participação da comunidade; a
integração dos professores na busca por novas alternativas; pesquisar e
estudar; relacionar os saberes. Paralelo a isso o docente deve se
beneficiar dos recursos da tecnologia e trabalhar em parceria com ela: educar
com a tecnologia. Até porque, por estamos inseridos nessa sociedade tão ágil,
os alunos não mais desejam aulas apenas expositivas. Exigem recursos visuais
modernos, que levem pra sala de aula um dinamismo que o dia-a-dia nos solicita
e nos oferece.
Qual é o
lugar do professor nessa prática educativa
diante atual realidade?
O
professor terá que se preparar para utilizar da melhor maneira possível todos
esses recursos de que dispõe. Porém, ele não pode ficar preso a isso e esquecer
dados importantes, como a criatividade, improvisação, sensibilidade, humildade
e domínio de si do conteúdo.
Essas características são fundamentais para trabalhar em parceria com a tecnologia. Educar com a tecnologia sim, mas com esses princípios e fundamentos.
Essas características são fundamentais para trabalhar em parceria com a tecnologia. Educar com a tecnologia sim, mas com esses princípios e fundamentos.
Sendo
assim, não usamos o conhecimento tecnológico como um fim em si mesmo, mas como
um meio, uma ferramenta para realizar um trabalho docente de qualidade e
coerente com a sociedade em que vivemos.
Desta
forma, temos que nos atualizar para, então, sermos bons profissionais de ensino,
da mesma forma que estaremos formando profissionais para diversas áreas do
conhecimento: antenados com a tecnologia.
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