domingo, 25 de setembro de 2011

trabalho por projetos

A escola precisa ser um mecanismo de transformação desta sociedade. Já conhecemos as atitudes que dão certo, hoje em dia: a flexibilidade e a espontaneidade; o problematizar, o contextualizar e o refletir; trabalhar projetos na escola, é a busca por novas alternativas; pesquisar e estudar; relacionar os saberes. Paralelo a isso o docente deve se beneficiar dos recursos da tecnologia e trabalhar em parceria com ela: educar com a tecnologia. Até porque, por estamos inseridos nessa sociedade tão ágil, os alunos não mais desejam aulas apenas expositivas. Exigem recursos visuais modernos, que levem pra sala de aula um dinamismo que o dia-a-dia nos solicita e nos oferece. As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos, dentro de uma organização de ação educativa. “A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade...” Aprender por Projetos, Formar Educadores. " ...Penso que temos que o Quando me deparei com o texto “Projeto de Aprendizagem” pensei na seguinte hipótese: temos que tomar certo cuidado com a diferença que há em se trabalhar com projeto de ensino e projeto de aprendizagem, pois segundo Elaine Pacheco Alves do Rosário, no seu livro-Projetos de Ensino Projetos de Aprendizagem, há um diferencial: A diferença entre ambos está na sua execução. No projeto de ensino de aprendizagem o professor é o mentor das atividades, o aluno o receptor desses conhecimentos. O professor possui todo o conhecimento necessário e é ele quem o transmiti. Já no projeto aprendizagem, o professor é o orientador. O aluno que constrói o conhecimento de forma colaborativa. Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo e divergência. O papel do professore ser o mediador, facilitando o conhecimento e do aluno e o de protagonista. O importante no trabalho com projeto, pra mim, é que as decisões devem ser partilhadas entre professores e alunos e que a aprendizagem seja significativa.

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